Redes Social

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Paginas

20 de novembro de 2012

Avatar

Dono do Facebook, Mark Zuckerberg, fala mal do Brasil para atacar ex-amigo


Em meio às expectativas para o lançamento da IPO (Oferta Pública Inicial) do Facebook, o site Business Insider publicou uma bomba mostrando o plano de Zuckerberg para retirar o brasileiro Eduardo Saverin, cofundador da rede social, do negócio.

Apoiado por Sean Parker (antigo dono do Napster), Zuckerberg trocava mensagens com seus advogados e amigos falando mal de Saverin, dos brasileiros e do país. Frequentemente, Mark afirmava que, inevitavelmente, Eduardo seria rico - já que no Brasil é comum tolerarem ilegalidades.

Zuckerberg cita Saverin em uma conversa sobre a participação dele na construção de um site chamado facebook.com para os irmãos Winklevoss, e de como ele gostaria de deixar isso de lado para fazer o seu próprio site. Segundo as conversas recuperadas pelo site Business Insider, Zuckerberg gostaria de criar um site de encontros, mas com outra roupagem menos óbvia....


 

O problema para que Zuckerberg deixasse os irmãos Winklevoss seria o dinheiro para fazer o próprio site. Aí entra Saverin. "A questão é que eles (irmãos Winklevoss) têm um programador que poderia finalizar todas as coisas e eles têm dinheiro para investir. Ah, espera, eu também tenho dinheiro. Meu amigo quer patrocinar o meu projeto e ser o cabeça do investimento. Aparentemente, ser um traficante de informações (insider trading) não é uma atividade ilegal no Brasil, então ele enriqueceu", diz Zuckerberg antes de sorrir.


O termo insider trading se refere a negociação de valores mobiliários baseada no conhecimento de informações relevantes que ainda não são de conhecimento público. Diferentemente do que disse Zuckerberg, segundo a lei brasileira, o insider tarding é considerado tráfico indevido e afronta ao dever de lealdade o uso de informações relevantes, ainda não divulgadas, constituindo comportamento desleal que atenta contra a segurança e a paridade de condição jurídica no mercado.


Em outro texto, ele usa da ironia para falar que se sente aliviado por ficar longe do ex-amigo.  "Agora que não vou voltar para Harvard, não preciso me preocupar em ser espancado por bandidos brasileiros", escreveu.
Eduardo Saverin é cofundador do Facebook

Arquitetando contra Saverin, Zuckerberg também teria dito que sua intenção era tomar conta de todo o negócio sozinho. "Vou comprar a companhia que criamos e dar uma quantidade menor de ações ao Saverin. Dessa forma, terei o controle total sobre o novo negócio", disse a Parker.

Após uma longa briga na justiça, Saverin conseguiu ficar com 4% do Facebook. Vale lembrar que os brasileiros correspondem a 46 milhões de usuários da rede social, ficando atrás somente dos Estados Unidos.


Fonte: Superdownloads e Terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comenta em nosso blog volte sempre.